top of page
  • Foto do escritorSobretrilhos

A UITP está focada em todas as formas e todos os tipos de transporte público: Mohamed Mezghani

Mohamed Mezghani trabalha há mais de 30 anos em transporte público e áreas relacionadas à mobilidade urbana. É Secretário-Geral da Associação Internacional de Transportes Públicos (UITP) desde 1 de janeiro de 2018.


Mohamed Mezghani, Secretário-Geral da UITP

O Metro Rail News realizou uma entrevista por e-mail com Mohamed Mezghani, secretário-geral da UITP . Na entrevista, ele discutiu o planejamento e a organização do UITP Global Public Transport Summit 2023.


Mohamed Mezghani trabalha há mais de 30 anos em transporte público e áreas relacionadas à mobilidade urbana. É Secretário-Geral da Associação Internacional de Transportes Públicos (UITP) desde 1 de janeiro de 2018. Foi Secretário-Geral Adjunto da UITP de janeiro de 2014 a dezembro de 2017.

Até então, trabalhou na UITP como Senior Manager (1999-2001) e Knowledge Director (2001-2006), presidindo o departamento de desenvolvimento de serviços relacionados com o conhecimento para membros da UITP: formação profissional, projetos de investigação, estudos temáticos, aconselhamento técnico, conferências , atividades de networking, centro de informação, etc. De 2006 a 2013, trabalhou como consultor independente e Conselheiro da UITP em vários projetos de assistência técnica e treinamento na África e no Oriente Médio. Gerenciou diversos projetos envolvendo inúmeros especialistas e equipes multidisciplinares.


Antes de ingressar na UITP, M. Mezghani trabalhou como consultor no grupo francês BCEOM (de 1990 a 1999), principalmente em mobilidade urbana. Ele gerenciou e realizou projetos incluindo definição de políticas, assistência técnica e atividades de pesquisa em vários países europeus, África subsaariana e países árabes. Durante sua colaboração com a Agência Francesa de Meio Ambiente e Gestão de Energia, ADEME (de 1988-1990), M. Mezghani realizou ações para identificar e avaliar projetos de eficiência energética de transporte provavelmente financiados pela Agência na França. Possui graduação em Engenharia Industrial (1987) pela Ecole Nationale d'Ingénieurs de Tunis, Tunísia e mestrado em Transportes (1988) pela Ecole Nationale des Ponts et Chaussées, Paris, França.


Aqui estão os trechos editados:


Mohamed, o UITP Global Public Transport Summit está indo para Barcelona no próximo ano (4 a 7 de junho) para a edição de 2023. O que você pode nos dizer sobre o planejamento e organização nesta fase?


É um momento emocionante na UITP, com certeza! Há uma quantidade extra de energia quando estamos no estágio de planejamento do UITP Global Summit. É uma grande empreitada trazer para o palco um evento deste porte e prestígio. Não haverá um membro da equipe UITP que não contribua para o Summit, e um grupo lidera nossa dedicada equipe de colegas de cada departamento para coordenar nossos esforços e planejar melhor. Muitas ideias estão fluindo e planos sólidos estão sendo feitos, e estou mais do que confiante de que estamos dentro do cronograma para trazer a você uma edição inesquecível. Também estamos trabalhando em estreita colaboração com os três parceiros locais, que são UITPs adoráveis ​​e excelentes, e seu entusiasmo em receber o setor em Barcelona é evidente. O caminho para Barcelona está definido e estou animado e confiante de que estamos no caminho certo.


O que você pode compartilhar sobre o programa e a exposição nesta fase? Você tem alguma novidade para compartilhar sobre os temas?


Nosso programa está se unindo a uma velocidade impressionante. Você sabe, montar um programa do Congresso para uma Cúpula global exige muito foco e consideração. A UITP está focada em todos os modos e todos os tópicos do transporte público e, ao hospedar um evento que reúna todo o setor, precisamos garantir que estamos cobrindo todo o gambito da conversa. Como o Summit tem uma dimensão verdadeiramente global, atrai nomes e rostos de todo o mundo ansiosos para participar. A UITP reúne todas as partes interessadas do setor, e isso está em evidência a cada Summit. Pode parecer clichê dizer que há algo para todos, mas realmente há um tópico, uma sessão e uma direção para cada interesse. Desenvolvemos um foco construído em torno de dois pilares – Cidades e Pessoas. E a partir disso, estamos definindo as trilhas sob esses pilares que apresentarão focos e tópicos individuais. Sabemos que o transporte público define as nossas cidades, e também sabemos que deve ser sempre para quem nele trabalha e utiliza. Ao determinar uma direção a partir desses dois pilares, teremos um programa relevante e informativo e, crucialmente, ajudará a mover a agulha sobre o que o setor deve falar daqui para frente. Há muita expectativa em torno das conversas que ocorrerão durante a Cúpula, pois as pessoas estão em busca de respostas para suas preocupações, prontas para compartilhar prioridades e atentas aos últimos acontecimentos. Isso significa que há um desafio para criar um programa adequado ao clima atual e que abranja os fundamentos do transporte público, as tendências atuais e questões como a crise energética, o impacto da inflação, falta de pessoal e muito mais. Também estamos no bom caminho para preencher mais salas e oferecer mais espaço do que nunca para nossa exposição. A exposição é uma vitrine fenomenal de nomes e rostos reconhecíveis de todo o setor, em todo o mundo. Você pode ver modos em exibição e novos aplicativos sendo apresentados. E tudo isso liderado por aqueles que trouxeram tudo para o Summit. É algo para ver.


O tema da edição de 2023 é “Bright Light of the City”. Você pode expandir para nossos leitores o pensamento por trás dessa abordagem?


Como os Global Summits têm um tema atribuído, sempre trabalhamos para torná-los uma declaração relevante e emocionante sobre onde está o setor. Nos últimos anos, aproximamos essa ideia de criar um tema bem conectado à nossa cidade-sede. A cidade que tem a honra de sediar o maior encontro do gênero em mobilidade urbana tem papel fundamental no Summit. A Cúpula é uma oportunidade econômica fantástica para a cidade anfitriã e um benefício cultural e social significativo para a área local. Assim, quando temos a sorte de visitar outra grande cidade, sentimos que devemos conectar o setor e a cidade ao nosso tema. Vimos isso com um sucesso incrível com a edição de 2019 em Estocolmo e como “ A Arte do Transporte Público” e nossa campanha visual viu nossos delegados mostrarem a beleza de suas estações de metrô e arredores dentro e ao redor da cidade. Com o tema definido para a próxima edição em Barcelona, ​​pedimos ao setor que nos mostre um novo entusiasmo para 2023 com “ Luz brilhante da cidade”. O pensamento por trás do tema desta edição está enraizado tanto no que o transporte público oferece quanto na própria cidade de Barcelona. O transporte público é um guia. Ele navega uma maneira em torno de uma cidade. Para trabalhadores, visitantes, para todos. Quando isso acontece em uma cidade como Barcelona, ​​conhecida por sua incrível arte, marcos históricos e arquitetura deslumbrante, é fácil encontrar beleza ao seu redor. E com um sistema de transporte público bem conectado em todos os modos, o movimento é fácil e o transporte público deve sempre ser a luz brilhante de qualquer cidade. Estou animado para descobrir novas partes da cidade quando chegarmos em junho!


Com o próximo Summit indo para Barcelona – uma cidade conhecida por seu impressionante transporte público e vida acessível – você está animado para ver o mundo da mobilidade urbana reunido lá em junho ?


Isso nos leva perfeitamente da conversa sobre nosso tema para nossa cidade anfitriã! Temos muita sorte na UITP de receber ofertas apaixonadas e incrivelmente detalhadas de muitas cidades internacionais que esperam se tornar nosso próximo anfitrião do Summit. Eu tenho e adoraria continuar visitando todos eles. Com Barcelona selecionada para 2023, chegaremos a uma cidade com um imponente sistema de transporte público. A facilidade de acesso oferecida às pessoas quando se deslocam em seus arredores é incrível, e a cidade planeja desenvolver isso nos próximos anos. Para a próxima edição, contamos também com nossos três parceiros locais – FGC, TMB e Renfe – representando a região (Catalunha), a cidade (Barcelona) e o estado (Espanha). Tivemos a sorte de co-organizar um lançamento local com os três na cidade e ver sua paixão pelo Summit e pelo local, regional, e jogadores nacionais que eles reuniram que compartilharam sua emoção. O transporte público está cheio de pessoas apaixonadas com uma abordagem enérgica para o futuro, e ver um forte nível de engajamento e interesse dos parceiros locais e daqueles em Barcelona e além nos dá um forte incentivo para o próximo ano.


Este é o primeiro UITP Global Summit desde a edição de 2019 em Estocolmo. Muita coisa mudou desde aquela reunião. Isso afetou os rumos da edição do Barcelona?


O transporte público certamente não está sozinho como um setor impactado pela pandemia global. Foi, infelizmente, muito impactado pelo número de passageiros e finanças atingidas desde o início do COVID. Estes têm sido tempos difíceis. Mas fiquei animado com a força da comunidade no transporte público que definiu nosso setor. Desde o início, nos unimos sabendo que o caminho para os tempos difíceis seria encontrado na troca de ideias e experiências e na busca de soluções. A UITP estava em condições de reunir o setor primeiro digitalmente e depois, quando apropriado, pessoalmente. Agora que podemos colocar em prática as melhores formas de nos reconstruir e nos reposicionar para o futuro, sediar o Global Summit nos permite impulsionar um ajuste direto para esse futuro. O transporte público mudou, e enquanto trabalhamos no programa de Barcelona e ouvimos as opiniões de nossos Comitês, Conselhos e Órgãos e Grupos de Trabalho, sabemos que é um momento crucial para colocar novas ideias em prática e sair do outro lado mais fortes e em melhor posição para amanhã . Este será um Summit que apresentará tudo o que nosso público reconhece, mas também será um Summit que discutirá o que os últimos tempos nos mostraram e como a reconstrução pode melhorar o setor de transporte público para todos.


A pandemia global impactou significativamente quase todos os setores em todo o mundo, com o transporte público enfrentando tempos difíceis nos últimos anos. Ao olharmos para a estrada em direção a Barcelona, ​​onde você diria que o setor está agora?


O setor está se reconstruindo; isso nós sabemos. Mas também sabemos que ela está se redefinindo. Todos sabemos que muitos setores estarão em posições diferentes do que antes da pandemia. Não há como voltar atrás; em vez disso, está construindo de volta. O setor está em uma posição muito melhor do que em 2020 e 2021; o número de passageiros aumentou em muitas cidades, mas continua mais lento para retornar em alguns locais. O incentivo político não foi tão forte quanto deveria durante a pandemia, e o transporte público teve que lutar muito para ser visto e ouvido pelos tomadores de decisão. No entanto, sou otimista e sei que quem trabalha no transporte público nunca deixará de lutar por seu futuro. Claro, o que também deve ser considerado é que a pandemia não é, e não é, o único problema enfrentado pelo transporte público. Estamos lidando com questões da pandemia, conflitos em andamento, e questões econômicas em todo o mundo. Estamos enfrentando escassez de pessoal; a crise energética impacta o transporte público. A crise climática continua a impactar a sociedade, assim como os problemas contínuos com a inflação. Tudo isso prejudica o funcionamento diário e, embora o transporte público não possa resolver esses problemas, podemos encontrar soluções que melhor atendam às nossas necessidades e preocupações. É seguro dizer que o setor de transporte público vive uma situação paradoxal. Todos concordam que o transporte público é essencial e faz parte da solução, mas falta apoio político e financeiro. Espero abordar essas preocupações durante o Summit, pois as melhores e mais brilhantes mentes do setor virão preparadas para debater os desafios. assim como os problemas contínuos com a inflação. Tudo isso prejudica o funcionamento diário e, embora o transporte público não possa resolver esses problemas, podemos encontrar soluções que melhor atendam às nossas necessidades e preocupações. É seguro dizer que o setor de transporte público vive uma situação paradoxal. Todos concordam que o transporte público é essencial e faz parte da solução, mas falta apoio político e financeiro. Espero abordar essas preocupações durante o Summit, pois as melhores e mais brilhantes mentes do setor virão preparadas para debater os desafios. assim como os problemas contínuos com a inflação. Tudo isso prejudica o funcionamento diário e, embora o transporte público não possa resolver esses problemas, podemos encontrar soluções que melhor atendam às nossas necessidades e preocupações. É seguro dizer que o setor de transporte público vive uma situação paradoxal. Todos concordam que o transporte público é essencial e faz parte da solução, mas falta apoio político e financeiro. Espero abordar essas preocupações durante o Summit, pois as melhores e mais brilhantes mentes do setor virão preparadas para debater os desafios. Todos concordam que o transporte público é essencial e faz parte da solução, mas falta apoio político e financeiro. Espero abordar essas preocupações durante o Summit, pois as melhores e mais brilhantes mentes do setor virão preparadas para debater os desafios. Todos concordam que o transporte público é essencial e faz parte da solução, mas falta apoio político e financeiro. Espero abordar essas preocupações durante o Summit, pois as melhores e mais brilhantes mentes do setor virão preparadas para debater os desafios.


É o maior evento do gênero em transporte público e mobilidade urbana; quão vital é o UITP Summit para o setor?


Crítico seria a resposta curta! Não é difícil para mim falar sobre como o UITP Global Public Transport Summit é vital e valioso para o setor. É valorizado e valioso. O UITP Summit remonta a 1886, com a primeira edição sediada em Berlim, um ano após a criação do UITP. Isso significa que está organizado há mais de 135 anos! Faz parte da vida dos profissionais de transporte público e mobilidade, mas também atrai mais formuladores de políticas. Costumo ouvir de nossos membros que é o ponto alto de seu calendário e, para muitos, a joia da coroa dos encontros de mobilidade urbana. Não é por acaso ou por acaso que damos as boas-vindas a centenas de expositores, palestrantes, delegados e dezenas de milhares de visitantes ao longo de três dias. É o evento que define o transporte público e, com muitos eventos sociais e de networking, além de visitas técnicas detalhadas, o Summit é o lugar para estar quando está na cidade!


Centenas de expositores, palestrantes e delegados, e milhares de visitantes estarão presentes durante os três dias. O que eles podem esperar para ver e experimentar?


Bem, a primeira coisa que um delegado ou visitante verá ao chegar são os rostos acolhedores da equipe UITP em nossos balcões de registro! E depois disso, eles verão um local enorme e inspirador, cheio de energia e emoção - repleto de expositores, palestrantes e delegados de todo o mundo. Nossa exposição ultrapassou os 80% de espaço vendido até o final de novembro e está no caminho certo para vender o espaço restante rapidamente. Haverá mais de 300 palestrantes em nosso Congresso, mais de 15.000 visitantes são esperados em três dias, e toda essa atividade será coberta por mais de 150 representantes da imprensa e da mídia internacional. É improvável que um canto do mundo seja coberto de alguma forma durante a Cúpula. Somos apaixonados por construir uma experiência para os participantes. Para alguns, este pode ser o único evento do qual participam, cada edição do seu tamanho. Algumas equipes UITP não terão experimentado um evento como o UITP Global Summit. Estou determinado a que, seja qual for a experiência, e para quem quer que seja, eles gostem e tirem algo dela. Sim, estamos todos lá para mostrar o transporte público, apresentar inovações e encontrar soluções, mas também estamos lá para aprender e aproveitar. Deve ser uma experiência inesquecível – e desejo isso para todos que se juntarem a nós em Barcelona.


O que você espera que os presentes – delegados, visitantes e outros – tirem desta edição?


Espero que eles tirem muitas coisas de seu tempo no Summit em Barcelona. Quando eles refletem sobre isso e se perguntam como foi sua experiência, espero que o que vem à mente seja positivo. O feedback que recebemos após as nossas Cimeiras é sempre muito positivo. E o que é compartilhado conosco para melhorar, sempre nos esforçamos para construir. Ninguém é complacente, mas sabemos que, com muito trabalho e foco, temos um evento especial em nossas mãos. Espero também que os presentes se sintam inspirados a avançar em seus projetos profissionais e de desenvolvimento pessoal. O Summit é uma experiência humana – uma oportunidade de se conectar com outras pessoas durante o Congresso, a Exposição e os muitos eventos de networking. Espero que eles sintam o calor do setor de transporte público. Todos nós temos muitos amigos nesta comunidade, e ter a oportunidade de nos reunirmos assim pela primeira vez em quatro anos não é algo que se desconsidere. É uma experiência que sempre aprecio.


E, finalmente, descreva o UITP Global Public Transport Summit em três palavras.


Você me deu uma pergunta complicada para concluir! Eu poderia te dar 30 ou 300 palavras! Que tal terminar refletindo sobre como apresentei o UITP Global Public Transport Summit em nossa conversa até agora? “Uma Experiência Inspiradora”.

Espero que muitas pessoas queiram descobrir por si mesmas.

Vejo todos vocês em Barcelona!


bottom of page