top of page
  • Foto do escritorSobretrilhos

Semana de Tecnologia Metroferroviária debaterá a inovação nos transportes sobre trilhos

Atualizado: 16 de ago. de 2023


Depois das experiências de eventos on-line e depois híbrido, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) promove, de 11 a 14 de setembro, a 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF), agora totalmente presencial. A edição deste ano terá como tema “A inovação dos transportes passa pelos trilhos” e trará pautas técnicas e debates relevantes sobre o transporte de passageiros e cargas sobre trilhos.

A STMF reúne presidentes, dirigentes e profissionais de empresas, como engenheiros, arquitetos, urbanistas e especialistas das áreas de planejamento e controle, projetos, infraestrutura e obras, logística, compras, planejamento estratégico, engenharia, tecnologia, manutenção, operação e especificação. Também serão convidados representantes de órgãos públicos, entidades de classe e de instituições não governamentais de representação autônoma.

O congresso contará com exposições de conteúdos, painéis, debates, apresentações de trabalhos técnicos e a realização da METROFERR Lounge Experience, na qual empresas patrocinadoras expõem seus produtos, serviços, além de espaço para negócios e networking.

Durante a SMTF, será realizada a entrega do 10º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários, que, em parceria com a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), chega a sua décima edição.

“Inovação é um tema sempre presente em nosso segmento. Ferrovias são sinônimos históricos de inovação no Brasil, desde que os primeiros trilhos e locomotivas chegaram ao País, ainda no século 19. Estamos vivenciando um novo momento, de retomada do crescimento para o setor, com novos projetos e concessões. Por isso, nosso tema este ano é mais que atual. Ele debaterá o presente, mirando o futuro. Sem dúvida, traremos grandes assuntos à luz para importantes debates entre poder público e iniciativa privada”, afirma Luís Kolle, presidente da AEAMESP.


Sobre a 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária – Em sua 29ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária acontecerá no período de 11 a 14 de setembro, com o tema “A inovação dos transportes passa pelos trilhos”. Trata-se de um dos mais importantes congressos técnicos do setor de transporte metroferroviário do País. Durante o evento, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debaterão questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas grandes cidades.


Sobre a AEAMESP - A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), fundada em 14 de setembro de 1990‏, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs. www.aeamesp.org.br


Fonte: Ascom AEAMESP

bottom of page