top of page
  • Foto do escritorSobretrilhos

Digressão mundial das inovações: InnoTrans apresenta cerca de 250 estreias mundiais de todo o mundo

Atualizado: 3 de set. de 2022

Os visitantes profissionais podem esperar mais estreias mundiais do que nunca na InnoTrans, de 20 a 23 de setembro de 2022. Os expositores vão apresentar cerca de 250 estreias mundiais na 13.ª feira líder em engenharia de tráfego em Berlim. As visitas guiadas, o website da InnoTrans e o World Innovation Guide proporcionam uma vista geral.


Nos 42 salões de exposição da InnoTrans, todo o mundo é nosso convidado: No total, serão mais de 2770 os expositores de 56 países que irão apresentar os seus novos produtos. As apresentações incluem cerca de 250 estreias mundiais que os visitantes profissionais poderão analisar durante a feira no centro de exposições de Berlim.

Com 14 inovações de todo o mundo

A nossa seleção de inovações começa com a "Mission possible" da Finlândia. A empresa SATEL desenvolveu uma robusta plataforma MCCU (Mission-Critical Connectivity Unit) para resolver os desafios da interligação de máquinas fora de estrada em ambientes adversos por todo o mundo. A exposição continua com o sistema de videovigilância FiberCAMERA do expositor polaco Neo.Net. Este baseia-se na tecnologia de transmissão de dados por fibra ótica e é capaz de detetar e correlacionar a sinalização ferroviária, o posicionamento de pantógrafos e eventos potencialmente perigosos em passagens de nível.

Um café para as viagens sustentáveis

A empresa suíça Axon Vibe cria incentivos às viagens sustentáveis com uma plataforma de mobilidade e recompensas controlada por IA que recompensa a mudança para modos de transporte ecológicos. A East Japan Railway Company (JR East), um dos maiores operadores de transportes públicos do mundo, já utiliza esta inovação suíça na sua aplicação Tokyo Nudge. Qualquer pessoa que seja afetada por perturbações nos transportes públicos é compensada com um café grátis na cafetaria da esquina.

Continuamos pelo Japão, onde a Hitachi Energy apresenta a RESIBLOC® Rail de 25 kV com sistema de arrefecimento integrado. Esta é uma tecnologia plug-and-play para transformadores de tração secos e isentos de óleo a bordo.

A próxima paragem leva-nos à Índia, à Sheela Foam. Com base na procura contínua pela redução de peso por parte da indústria, a empresa desenvolveu uma nova espuma de poliuretano (densidade de 75 kg/m³) que deverá levar a uma redução adicional de 20% na carga da ferrovia.

A segurança é um requisito em todos os continentes

Na Austrália e em Israel, por exemplo, o foco está na segurança e na análise de objetos visuais. O sistema de assistência ao maquinista da empresa israelita Rail Vision deteta e classifica os obstáculos nos carris e nas proximidades dos mesmos recorrendo a inteligência artificial e a sensores eletro-óticos avançados. Na Austrália, a empresa 4Tel desenvolveu o HORUSTM, uma IA que tudo vê para analisar objetos em tempo real que proporciona ao pessoal que trabalha na ferrovia uma melhor noção situacional para as operações ferroviárias.

Permanecendo na segurança, paramos num expositor americano que apresenta o primeiro sistema de posicionamento de comboios de banda ultralarga (UWB) SIL-4 a nível mundial com certificação de segurança. A tecnologia UWB da Piper Networks permite acompanhar em tempo real comboios, veículos, trabalhadores nas vias e sistemas ferroviários com uma precisão de centímetros, mesmo em ambientes adversos, tais como túneis subterrâneos ou vias a grande altitude.

De volta à Europa, a empresa francesa Crouzet SAS combina motores com inteligência artificial. Isto permite que os motores se autodiagnostiquem para evitar falhas e melhorar a fiabilidade dos sistemas ferroviários.

Na Grécia, a AMCO SA está a tornar possível o primeiro projeto Open-Loop do país. A empresa sediada em Atenas fornece os validadores e o back-office para o projeto "Sistema de pagamento aberto para 33 empresas gregas de autocarros urbanos".

Comboios inovadores da Alemanha e da Suíça

Dos autocarros da Grécia, passamos para os comboios: Com o Mireo Plus H, a Siemens Mobility apresenta a próxima geração de comboios a hidrogénio que combina o design inovador e a mais recente tecnologia sustentável. O Mireo Plus H apresenta uma elevada potência de 1,7 MW para uma aceleração de até 1,1 m/s² e uma autonomia de até 1000 quilómetros. Na InnoTrans, a Stadler apresentará também pela primeira vez ao público o seu FLIRT H2 alimentado a hidrogénio. O FLIRT H2 para a San Bernardino County Transportation Authority (SBCTA) é o primeiro comboio de passageiros movido a hidrogénio dos EUA e é fundamental para levar a tecnologia ferroviária sem emissões para os EUA.

O comboio concetual da Südostbayernbahn (SOB) estabelece também novos padrões. As diferentes necessidades dos passageiros são abordadas em dez áreas diferentes com novos desenvolvimentos, design inovador e conectividade.

A Knorr-Bremse, líder do mercado mundial de sistemas de travagem, dá início à travagem no final da viagem. Com o recém-desenvolvido travão eletromecânico (travão EM), uma tecnologia em que o sinal e a energia de travagem são gerados e transmitidos de forma puramente elétrica, a empresa pretende gerar uma mudança de paradigma no sector ferroviário.

Cooperação sem limites em cinco segmentos de feiras comerciais

Todas estas inovações e muitas mais serão apresentadas pela primeira vez em todo o mundo a um público profissional. No total, os visitantes podem esperar cerca de 250 estreias mundiais dos cinco segmentos da feira comercial: Railway Technology, Railway Infrastructure, Public Transport, Interiors e Tunnel Construction.

Guias e visitas guiadas às novidades mundiais

Existe um botão que identifica todas as estreias mundiais dos expositores nos stands e na planta dos pavilhões, na aplicação InnoTrans e em InnoTrans Plus. O World Innovation Guide será publicado online no final de agosto e estará também disponível em versão impressa no Centro de Imprensa a partir do início da feira. As pessoas que pretendam informar-se antecipadamente encontrarão uma seleção em Website da InnoTrans.

World Innovation Press Tour exclusivo: Registe-se agora

As estreias mundiais selecionadas serão apresentadas aos jornalistas no dia anterior à inauguração no exclusivo World Innovation Press Tour após o International Press Circle.

O International Press Circle com o World Innovation Press Tour terá lugar na:

Segunda-feira, 19 de setembro de 2022, das 11:00 às 14:00, no Centro de imprensa, Pavilhão 6.3

Os jornalistas podem participar no International Press Circle e credenciar-se online em https://www.innotrans.de/de/presse/akkreditierung/. Os jornalistas devem registar-se para a World Innovation Press Tour em innotrans-presse@messe-berlin.de.

World Innovation Tours diárias

Durante a feira, os visitantes profissionais e jornalistas podem experienciar as inovações mundiais nas World Innovation Tours diárias. Nos expositores, os participantes serão recebidos por altos representantes das empresas e terão a oportunidade de fazer perguntas. Mais informações e registo em https://www.innotrans.de/de/presse/neuheiten/.

Sobre a InnoTrans

A InnoTrans é a feira líder internacional para engenharia de tráfego que decorre de dois em dois anos em Berlim. Os cinco segmentos da feira da InnoTrans incluem Railway Technology (Tecnologia ferroviária), Railway Infrastructure (Infraestruturas ferroviárias), assim como Public Transport (Transporte público), Interiors (Interiores) e Tunnel Construction (Construção de túneis). A organizadora da InnoTrans é a Messe Berlin. A 13.ª edição da InnoTrans terá lugar de 20 a 23 de setembro de 2022 no centro de exposições em Berlim. Mais informações disponíveis online em www.innotrans.com.

bottom of page