top of page
  • Foto do escritorSérgio Inácio Ferreira

GANHOS COM MANUTENÇÃO E EFICIÊNCIA OPERACIONAL ATRAVÉS DE MONITORAMENTO DE COMPONENTES FERROVIÁRIOS

Por Sérgio Inácio Ferreira


O desempenho do transporte de cargas realizado pelo setor ferroviário está diretamente relaciona- do com o controle operacional e as manutenções preditivas nos componentes do sistema.


A manutenção preditiva como uma das formas eficientes para otimizar recursos e melhorar eficiência

O desempenho do transporte de cargas realizado pelo setor fer- roviário está diretamente relaciona- do com o controle operacional e as manutenções preditivas nos componentes do sistema.


Medir e acompanhar a evolução dos parâmetros relacionados a esse desempenho, principalmente no que se refere ao material rodante, leva a otimizar os recursos disponíveis para a operação, com a consequente melhora da eficiência.


É preciso avaliar os parâmetros da operação, com a observação da velocidade atingida ao longo do percurso, o tempo de duração desse traslado e o montante de carga transportado, tendo em vista também os esforços nos engates e nas hastes e no contato da roda com o trilho ao longo de um ciclo de carregamento e descarregamento da composição (seja ela voltada para o transporte de grãos ou de minério, por exemplo).


A partir dessa análise detalhada ponto a ponto, cria-se a possibilidade de aumentar o volume de carga transportada por quilômetro, utilizando um tempo menor e decorrendo em menores danos aos componentes das composições de transporte de carga.


Essas informações, quando correlacionadas com os padrões de re- ferência dos fabricantes tanto dos vagões quanto das linhas férreas, oferecem informações fundamen- tais para uma manutenção eficiente e, muitas vezes, até preventiva.


Isso não aconteceria sem o armazenamento e a observação da vasta experiência adquirida ao lon- go do tempo a partir de falhas an- teriores no sistema e as possíveis soluções que foram empreendidas para a retomada da operação. Essas possibilidades e resoluções prévias devem ser consolidadas num valioso histórico e utilizadas através de recursos computacionais em tomadas de decisão, como um banco de dados em constante atualização.







Sérgio Inácio Ferreira

Pesquisador









bottom of page