top of page
  • Foto do escritorSobretrilhos

Um carregador para carro elétrico que fica embutido na calçada

Empresa alemã testa uma estação de carregamento de veículos elétricos fácil de instalar e que reduz a poluição visual dos 'totens' usados nos centros urbanos.

Solução para carregar carro elétrico, em teste na Alemanha - Créditos: Rheinmetall

Uma solução original, que poderá mudar o jeito como se faz o carregamento de carros elétricos nos grandes centros urbanos está em desenvolvimento pela empresa alemã Rheinmetall.

A novidade é uma ‘estação de carregamento’ embutida no meio-fio da calçada.

Com isso, permite otimizar o espaço nas ruas das grandes cidades e, de quebra, diminui a poluição visual no ambiente, já que o novo sistema dispensa aqueles tradicionais ‘totens’ de carregamento que ocupam parte considerável do espaço público.

Claro, se formos pensar nas cidades brasileiras, talvez não seja ainda uma solução que valha a pena investir, considerando o vandalismo que presenciamos todo dia nos espaços públicos. E também por serem ainda poucos os carros elétricos em circulação por aqui. Mas, quem sabe futuramente...

Mobilidade urbana

A Rheinmetall é uma empresa do ramo militar, que agora começa também a investir no mercado de mobilidade urbana. O projeto do carregador foi concebido especialmente para grandes metrópoles, em si já tão tumultuadas e com poucas áreas úteis livres.

O carregador de carro elétrico para calçada da Rheinmetall tem potência de 22 kWh e, de acordo com a empresa, adapta-se facilmente à infraestrutura urbana, já que é compatível com o protocolo OCPP (Open Charge Point Protocol).

Além disso, os circuitos eletrônicos necessários ao funcionamento da ‘estação’ de carregamento ficam integrados no próprio bloco utilizado na calçada, e são de fácil substituição caso necessário, diz a empresa.

Por enquanto, o componente não está a venda para as prefeituras, pois ainda precisa passar por testes antes de ser comercializado. Além do carregador embutido no chão, a Rheinmetall está desenvolvendo soluções para estacionamentos de prédios comerciais e para garagens nas casas.


bottom of page