top of page
  • Foto do escritorSobretrilhos

Correios adotam bikes elétricas cargueiras no litoral de SP

*Fonte: Bicicleta News para o portal MOBILIZE - 11/07/2022


Empresa põe 33 bicicletas elétricas long-tail no serviço de entregas em Praia Grande. E a intenção é ampliar projeto para todo o país, com 5 mil bikes cargueiras na frota


A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) iniciou uma operação de entrega de cartas e encomendas especiais na cidade de Praia Grande, no litoral de São Paulo com 33 bicicletas elétricas modelo long-tail.


A iniciativa é o desdobramento de um projeto-piloto realizado em 2019 pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) e pelo Labmob/UFRJ. E a empresa pública já manifestou intenção de que o projeto se estenda para todo o Brasil, somando 5 mil bikes elétricas cargueiras na frota dos Correios.

Bike cargueira long-tail, que já está em uso nos Correios créditos: Divulgação

Performance


O projeto-piloto foi aplicado em 2019 com o objetivo de avaliar a performance e o potencial de dois modelos de bicicletas elétricas cargueiras. As bikes foram testadas por três carteiros - duas mulheres e um homem -, que já tinham experiência de entregas com bicicleta. Aspectos como fit e ergonomia foram analisados, e também a comparação de desempenho entre os modelos, a eficiência nas entregas, mobilidade, autonomia da bateria, entre outros pontos.


O resultado final foi a indicação da long-tail [uma bicicleta bem mais comprida que a convencional] com grande potencial para a substituição de veículos motorizados.


Potencialmente, quase 90% das rotas hoje feitas por motocicletas já poderiam ser imediatamente substituídas por bikes elétricas. Com esta medida, seria possível alcançar a mitigação de poluentes, com ganhos de eficiência do serviço.


Com essa frota de bikes já em circulação no litoral, o centro operacional dos Correios em Praia Grande se torna uma unidade referência no estado de São Paulo para o uso de bicicletas cargueiras elétricas no sistema da companhia.


As bicicletas elétricas dos Correios serão utilizadas não somente nas entregas finais aos destinatários, mas também no transporte entre os centros de distribuição. Ciclologística é o futuro, apostam os autores do projeto.

Correios cria frota de bikes elétricas cargueiras, não poluente e mais eficiente que motos. Foto: Divulgação

bottom of page