top of page
  • Foto do escritorSobretrilhos

Alstom entrega o primeiro trem das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade, em São Paulo

Feitos em aço inoxidável, Alstom produzirá mais outros 35 trens na sua fábrica em Taubaté (SP) contando com moderna tecnologia para transportar 2.600 passageiros em cada trem.


Primeiro trem Metropolis a caminho para ser entregue a ViaMobilidade.

A Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável, realizou a entrega do primeiro trem da série 8900 para a ViaMobilidade, concessionária que administra as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda marcando, assim, o início de uma nova jornada da mobilidade urbana da capital paulista e da grande São Paulo.


Em contrato firmado com a ViaMobilidade, a Alstom está fabricando 36 trens de 8 carros em sua planta industrial de material rodante em Taubaté (SP). Para isso, a empresa investiu em uma nova linha industrial que dobrou a capacidade da fábrica e contribuiu para a geração de mais de 500 empregos diretos.


Os trens Metropolis da Alstom para as linhas 8 e 9 são feitos de aço inoxidável e uma das principais vantagens é a sua durabilidade: as carrocerias duram mais de 40 anos e são mais leves em comparação com os modelos de aço carbono. Além disso, consomem menos energia e, consequentemente, são mais eficientes em termos energéticos.


Os trens, cujas cores cinza e esmeralda fazem alusão ao nome das linhas 8 e 9, respectivamente, têm capacidade para transportar 2.600 passageiros, contam com portas e corredores que oferecerão excelente circulação de passageiros e liberdade de movimento, além de espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida. As grandes janelas e portas proporcionam uma visão clara do exterior, garantindo ao passageiro uma viagem tranquila, segura e confortável. Os trens também possuem tecnologias modernas: contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, além de detectores e extintores de incêndio.


“Com o orgulho de fazer parte da modernização da mobilidade urbana de São Paulo, a Alstom entrega o primeiro trem para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Este trem avançado, com tecnologia Alstom de controle automático de trens (ATC), permitirá uma circulação mais fluida e confortável para a população da capital e marca o início de uma jornada para a melhoria contínua da qualidade de vida das pessoas por meio da rede ferroviária”.

Pierre Bercaire

Diretor Geral da Alstom Brasil


“Estamos investindo fortemente em melhorias nas linhas 8 e 9 desde quando assumimos a concessão, em janeiro de 2022. A chegada do primeiro trem, de um total de 36 novas composições que adquirimos junto à Alstom, é um capítulo fundamental na trajetória de transformação que estamos implementando, com foco sempre na melhor prestação de serviços aos passageiros”, explica Marcio Hannas, presidente da CCR Mobilidade.


As linhas 8 e 9 da ViaMobilidade transportam mais de 1 milhão de passageiros por dia, segundo dados de antes da pandemia de Covid-19. A Linha 8, que liga Júlio Prestes a Amador Bueno, tem 41,6 quilômetros de extensão e 22 estações, atendendo aos municípios de São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi. Já a Linha 9, que interliga Osasco a Bruno Covas - Mendes/Vila Natal, tem 37,3 quilômetros de extensão e 20 estações, atendendo às cidades de São Paulo e Osasco.


Fonte: Alstom

bottom of page