top of page
  • Foto do escritorSobretrilhos

ABRACICLO e CET realizam ação educativa na faixa azul da Avenida dos Bandeirantes em São Paulo

Objetivo é chamar a atenção dos motociclistas para o limite de 50 km/h de velocidade na via. Campanha educativa começa nesta quarta e será realizada também nos dias 25, 29 e 30 de novembro.


A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo e a Companhia de Engenharia de Tráfego – CET iniciam nesta quarta-feira (23 de novembro) uma campanha educativa para motociclistas na avenida dos Bandeirantes, na capital paulista, onde foi implantado mais um trecho do projeto-piloto da Faixa Azul.

Localizada entre a Marginal do Rio Pinheiros e o viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, a Faixa Azul tem cerca de 8,5 quilômetros de extensão por sentido, totalizando 17 km.

Em quatro pontos dessa via, promotoras irão exibir faixas para alertar os motociclistas sobre o limite de velocidade de 50 km/h na via. Para lembrá-los disso, serão exibidas duas mensagens: “Respeite o limite de velocidade. O sucesso dessa conquista depende de seu comportamento” e “Motociclista: respeite o limite de velocidade. O sucesso dessa conquista depende de seu comportamento”.

O presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, enfatiza que a associação sempre incentiva ações como essa para conscientizar a todos sobre a importância de respeitar as leis de trânsito. “Se cada um fizer a sua parte, teremos um tráfego melhor e reduziremos os riscos de acidentes”, afirma.

A ação será realizada também nos dias 25, 29 e 30 de novembro, nos semáforos próximos ao restaurante Graal (ambos os lados), em frente ao restaurante Rancho Português (sentido Imigrantes) e no retorno do acesso à avenida Ruben Berta (sentido Marginal).

Sobre a Faixa Azul

Desenvolvida pela Companhia de Engenharia de Tráfego – CET/SP e autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito – SENATRAN, a Faixa Azul é uma sinalização de segurança para motocicletas, localizada entre as faixas veiculares 1 e 2 (espaço usualmente utilizado pelos motociclistas ao trafegarem), com o objetivo de organizar o viário compartilhado entre os demais veículos e as motos, pacificando e humanizando o trânsito paulistano.

Implantada inicialmente na Avenida 23 de Maio, sentido Santana/Aeroporto, a Faixa Azul apresentou resultados bastante positivos: em seus primeiros oito meses, foi utilizada por 86% dos motociclistas e houve queda de sinistros leves dentro de seu espaço, sem registro de sinistros graves ou óbitos.

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Com 46 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão o desenvolvimento e o fomento do setor por meio de ações baseadas em três pilares: Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.

A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram cerca de 15 mil empregos diretos em Manaus/AM.

(*) Dados até fevereiro de 2022. (**) Estimativa de produção em todo o território nacional e excluídas as bicicletas infantis.

Para mais informações acesse o site www.abraciclo.com.br

bottom of page