top of page
  • Foto do escritorViaBrasil Comunicação

ABIFER celebra 45 anos com evento e lançamento de livro

Atualizado: 6 de set. de 2022

Na última segunda-feira (29), o evento contou com as presenças de autoridades governamentais, dirigentes de entidades, operadoras ferroviárias, executivos da indústria e imprensa e marcou o lançamento do livro ABIFER 45 anos.


Uma noite que mostrou a relevância da estratégica indústria ferroviária brasileira. Dessa forma pode ser resumido o evento, que celebrou os 45 anos da ABIFER - Associação Brasileira da Indústria Ferroviária. Com as presenças de autoridades governamentais, dirigentes de entidades, operadoras ferroviárias, executivos da indústria e imprensa, a ocasião também contou com o lançamento do livro comemorativo ABIFER 45 anos.


“A ABIFER celebra 45 anos de existência com tamanho orgulho, resultado do trabalho exaustivo de suas associadas e de sua equipe em prol do desenvolvimento sustentável do transporte ferroviário de cargas e de passageiros e da nossa indústria.” Esse é o trecho que inicia o prefácio do livro, assinado por Vicente Abate, presidente da ABIFER.


“Nosso setor é de suma importância para a economia e o progresso nacionais.

Durante a festa, o dirigente destacou o esforço dos envolvidos – equipe, editora, patrocinadores – para a materialização da obra e fez questão de enaltecer o trabalho de cada uma das associadas, de autoridades, operadoras e entidades irmãs para o avanço do setor ferroviário nacional.


“Nosso setor é de suma importância para a economia e o progresso nacionais. Esses 45 anos da ABIFER foram marcados por muita luta para que nossas ferrovias fossem cada vez maiores e melhores e a nossa indústria mais competitiva. Um país desenvolvido precisa de todos os seus meios de transporte integrados e em constante evolução, com inovação tecnológica e crescimento, seja no transporte de carga ou no de passageiros. Como resultado, o Brasil terá uma economia forte e sustentável. Ao longo deste tempo, conseguimos muitas conquistas, mas ainda há muito a se fazer para que, enfim, sejamos reconhecidos como um país ferroviário. Um país desenvolvido é composto por ferrovia forte e indústria ativa, sem ociosidade. A ABIFER, como preconiza sua missão, sempre defenderá e fomentará o crescimento da indústria ferroviária brasileira, pois ela é estratégica para o Brasil”, defendeu Abate.


Livro ABIFER 45 anos – O livro comemorativo contou com o patrocínio de 36 marcas que o abrilhantaram e possibilitaram sua publicação. A obra, de 208 páginas e sete capítulos, procura mostrar como a ABIFER, desde sua fundação, promoveu ações em prol do setor. Traz, ainda, um capítulo especial dedicado às mulheres ferroviárias.

ABIFER - 45 anos

O livro contou com a importante colaboração da ANPTrilhos - Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, da ANTF - Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários e de suas associadas, com a cessão de imagens.

A publicação tem o patrocínio Diamante de AmstedMaXion, Greenbrier Maxion e Retesp. Como patrocinadores Ouro, Advantage Austria, Cavan, Condutec, Ibrafer, Marcopolo Rail, Plasser&Theurer/Plasser do Brasil, Railway Systems, Randon, Robel e Voith. Já nos patrocínios Prata, Aerom, Alstom, AmstedRail, Brastan, CAF, CBFA, Eagle, ESG Urbes, Fras-le, Frauscher, Goldschmidt, Harsco, Hyundai Rotem, Metisa, NT Expo, Pandrol, ProgressRail, Riosulense, Timken, Transfesa, Vallourec, Villares Metals e Wabtec.




Sobre a ABIFER


A Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) reúne empresas fabricantes de locomotivas diesel-elétricas e elétricas, vagões de carga de todos os tipos, veículos rodoferroviários, máquinas de construção e manutenção de vias, Trens Unidades Elétricos (metrô, metrô leve e de superfície), Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), Monotrilhos, Aeromóveis, Trens Regionais, interiorismo de carros (portas, janelas, assentos e revestimentos), portas de plataformas, sistemas de sinalização, eletrificação e telecomunicação, baterias, motores de tração, transformadores, compressores, freios, pantógrafos, ar condicionado, sistemas de choque e tração, truques de aço fundido e fabricados de chapa e seus componentes: rodas, eixos, travessas, laterais, sapatas e molas e uma ampla linha de materiais para via permanente: grampos de fixação elástica, juntas isoladas coladas, talas de junção, aparelhos de mudança de via, dormentes de concreto e de aço e soldagem de trilhos. Conta, ainda, com fabricantes de peças em geral, de aço, ferro fundido e borracha. Congrega, também, empresas de serviços de Engenharia, de manutenção, reparação e modernização de veículos ferroviários, remanufatura de rolamentos, integração de sistemas e tecnologia embarcada (softwares).

bottom of page