top of page
  • Foto do escritorSobretrilhos

4 podcasts sobre mobilidade urbana

Podcasts são uma ótima ferramenta para quem quer se manter informado sobre mobilidade urbana.

Brasil é o terceiro no ranking de países que mais ouvem podcasts. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Os podcasts ganharam notoriedade no Brasil nos últimos anos e, atualmente, o País é o terceiro que mais consome essa mídia no mundo — Suécia (1º) e Irlanda (2º) lideram o ranking, de acordo com uma pesquisa realizada pelo portal Cupom Válido.


Além de contar com uma variedade imensa de assuntos, o formato em áudio é excelente porque permite aos ouvintes fazer outras atividades enquanto acompanham o podcast, como arrumar a casa, lavar a louça, trabalhar ou até mesmo quando se está no trânsito, principalmente aqueles que usam transporte público.


Para quem se interessa por mobilidade urbana, há excelentes podcasts para acompanhar e ficar bem informado sobre as novidades e as tendências futuras. Conheça, a seguir, algumas opções para colocar na playlist.


Mobilidade e inovação (Bosch)

A empresa multinacional alemã de oficinas Bosch, visando refletir e discutir como será o futuro da mobilidade urbana, criou o podcast Mobilidade e inovação, no qual há diversos episódios que tratam do tema de forma simples e bastante educativa.


Com episódios que duram de 19 minutos a 31 minutos, o podcast recebe experts na área que apresentam o que há de mais importante e inovador no segmento, pensando em como as dinâmicas da mobilidade das grandes cidades impactam a vida das pessoas. Os episódios estão disponíveis nas principais plataformas digitais, como Spotify, Apple e Deezer.


Caos planejado

O podcast Caos planejado promove discussões sobre como transformar as cidades em lugares mais humanos, sendo mais acessíveis e dinâmicas. O canal tem diversos episódios que falam sobre mobilidade urbana, destinados a pensar a forma como nos deslocamos nos grandes centros, seja a pé, seja de bicicleta, seja de carro, seja de transporte público.

Leia também:

  • Como uma política habitacional sustentável ajuda a mobilidade urbana?

  • Mobilidade urbana: 5 desafios enfrentados por pessoas com deficiência

  • As cidades com a melhor mobilidade urbana do mundo

Os episódios são mais longos do que os de outros podcasts desta lista, mas isso é decorrente da quantidade de informações que são apresentadas a cada programa. Presente nas plataformas de maior destaque no País, Caos planejado é um podcast para salvar na playlist e sempre conferir as novidades.


Mobilidade do futuro (CCR)

Criado pela empresa de administração de rodovias CCR, o podcast Mobilidade do futuro tem, hoje, cinco episódios voltados a discussões sobre transporte público, aplicativos de mobilidade e sustentabilidade no sistema de mobilidade.

A mobilidade urbana é cada vez mais importante nas dinâmicas das grandes cidades. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Preocupado com o futuro da mobilidade, principalmente na urgência em implementar sistemas eficientes de transporte público e construir a infraestrutura necessária para criar uma cidade com melhor fluxo, os episódios — que variam de 24 minutos a 28 minutos — revelam informações importantes sobre as oportunidades que nascem dessa urgência. É possível encontrar o podcast nas principais plataformas digitais.


Bota na roda — o podcast da mobilidade (Grupo Vers)

Pertencente ao Grupo Vers, o podcast Bota na roda aborda a mobilidade urbana de maneira inovadora e preocupada em falar com os especialistas da área para apontar tanto as novidades como as tendências de mercado do segmento.

Por mais que o podcast seja destinado a locadoras de veículos, vários episódios têm informações para o público em geral. Atualmente com 30 episódios, está disponível nas principais plataformas digitais.

Para ficar bem informado no dia a dia, acompanhe o podcast Notícia no seu tempo, do Estadão. Cada episódio tem aproximadamente dez minutos, apresentando as notícias mais importantes da política brasileira. Para conferir, é só acessar Notícia no seu tempo, disponível nas plataformas mais populares.


Fonte: SUMMIT - Caos Planejado, Zul Digital, Exame, Vers, 16/11/2022

bottom of page