Informação e Mobilidade

Visita ao Centro de Formação da CPTM

Visita ao Centro de Formação da CPTM

sobretrilhos_cfp_cptm_1Na última sexta-feira, 13, aconteceu uma visita técnica ao Centro de Formação Profissional CPTM/Senai (Centro de Formação Profissional “Engº James C. Stewart”).

A visita foi organizada pelo Grupo Permanente de Autoajuda em Manutenção
Metroferroviária (GPAA) e pelos profissionais da CPTMe  teve como objetivo promover a aproximação entre as operadoras e o ambiente acadêmico.

De acordo com o site da instituição, “o Centro de Formação Profissional é mantido, desde 1994, pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM – por meio CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA, firmado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI. A escola está situada na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 1000, Vila Anastácio, São Paulo. O Curso de Aprendizagem Industrial desenvolvido ao longo dos anos, no Centro de Formação Profissional, demonstrou eficácia e eficiência na formação de profissionais que atuaram e atuam, na ferrovia. Todavia, novas tendências, transformações políticas e econômicas impulsionaram mudanças e a Aprendizagem Industrial passou a ser foco de atenção e preocupação de nossa parte.

Em 1994, quando a CPTM assumiu os Sistemas de Trens da Região Metropolitana, tendo como objetivos: recuperar, concluir, otimizar e expandir o sistema de transporte de passageiros sobre trilho, promovendo a remodelação e a modernização do sistema, tornou-se imperiosa a reformulação do sistema de Formação Profissional desta Escola.

Seria então necessário contribuir para a concretização dos objetivos da empresa, preparando profissionais com formação específica em transporte sobre trilhos, pois o mercado não oferece essa mão-de-obra com características tão próprias”, conforme consta no portal da instituição.

Para conhecer a história da escola, clique aqui.

Durante a visita técnica às instalações da escola estiveram presentes ex-alunos, que hoje atuam em empresas do setor metroferroviário e representantes: de associações, do Consulado do Canadá, do Governo do Quebec, da Alstom, do GPAA (Grupo Permanente de Autoajuda na Área de Manutenção Metroferroviária), da CBTU, Senai e da CPTM.

sobretrilhos_cfp_cptm_2

Wilson Sanches, diretor da escola, fala aos visitantes sobre os detalhes e avanços educacionais da instituição.

 

sobretrilhos_cfp_cptm_5

Ricardo Torsani, coordenador do GPAA, falou aos presentes sobre as ações de 2016 e o foco nos grupos de formação.

 

sobretrilhos_cfp_cptm_3

Ivan Moreno, CPTM, apresenta as instalações da escola para Christin Azarian, Vice-Cônsul do Canadá e Thaís Aun, Assessora para assuntos econômicos do Governo do Quebec.

 

sobretrilhos_cfp_cptm_4

A escola é formada por estruturados laboratórios e, a área externa, conta com estação ferroviária didática.

 

A matéria completa sobre a visita técnica e os detalhes dos trabalhos realizados no Centro de Formação Profissional CPTM/Senai estará na edição nº 4 (Jan/Fev) da Revista Sobre Trilhos.

Para ver mais fotos da visita, clique aqui.

Por Ana Lúcia Lopes


 

 

 

sobretrilhos

Revista híbrida com abordagens jornalísticas e técnicas. A circulação é controlada e dirigida a todos os segmentos de transporte de passageiros e logística. Aposta-se em uma linha editorial que vá além dos trilhos, trazendo informações e conceitos sobre infraestrutura, intermodalidade, urbanização e cidades inteligentes.

Top