Informação e Mobilidade

Sobretrilhos inova ao levar Setor dos Transportes aos jornalistas

Sobretrilhos inova ao levar Setor dos Transportes aos jornalistas

jorge secall editada 4Aconteceu na FIESP, na última quinta-feira, 06, o primeiro dos três wokshops que a REVISTA SOBRETRIHOS e a ViaBrasil Comunicação estão realizando em parceria com o SIMEFRE e a ABIFER. Hoje, o Transporte sempre aparece como problema na mídia, mas pouco se fala nos caminhos e soluções para se criar uma rede intermodal mais eficiente. A proposta é levar conhecimento da área de transportes aos jornalistas, para que a mídia dê voz às questões mais importantes de mobilidade e logística que precisam ser levantadas e debatidas pela sociedade.

 

Nesse primeiro dia foram quatro palestras:

Jorge Secall – Como estão a logística e a mobilidade brasileiras?

jorge secall editada 3

O consultor Jorge Secall participou ativamente da implantação da linha 4 – amarela como diretor de operação e manutenção e tem mais de vinte anos de experiência no Metrô de São Paulo. Ele apresentou em linguagem objetiva de fácil compreensão, os conteúdos básicos sobre os diferentes modais de transportes do país e como pode ocorrer a intermodalidade entre eles. Pontuou os impactos da imobilidade nos grandes centros urbanos (pessoas) e quais modais são essenciais para a rota econômica do país (cargas).

 

Alfonso Gonzalez Arroyo – VLT: quando é ideal? O que ele modifica?               

editadas alfonso 5

Alfonso Gonzalez Arroyo está presente no setor metroferroviário por mais de três décadas, trinta e quatro anos trabalhando na Alstom. Com essa larga bagagem, mostrou as definições do VLT, suas singularidades, a importância do design, as considerações econômicas e sustentáveis do Veículo Leve sobre Trilhos. Também abordou em que situação o VLT é adequado e em quais realidades não deve ser considerado o ideal. Procurou responder algumas perguntas como: o VLT resgata a memória do bonde com sustentabilidade? O que mudou nas cidades brasileiras que o implantaram?

Mauro Yamaoka – Sistema de Sinalização

editadas mauro 2

Mauro Yamaoka, consultor comercial da Alstom, apresentou o histórico da evolução de um Sistema de Sinalização, abordando seus conceitos. Fez uma descrição resumida dos subsistemas (Rota, Controle e Supervisão), bem como produtos instalados ao longo da via, nas estações, no CCO e a bordo do material rodante. Modos e recursos de operação do Sistema nos diversos modais urbanos (VLT, VLP, Monotrilho, Metrô, Trem) e interurbanos (regionais, alta velocidade).

Roberto Meira – Trem Intercidades: uma realidade do passado e muitos projetos para o futuro

editadas roberto

Roberto Meira, diretor comercial da EDLP (Estação da Luz Participações) apresentou o tema do transporte de passageiros por trilhos regionais ou intercidades. O que está em disputa? O que é viável? É econômico? Abordou projetos existente no país, dando-se foco aos projetos presente no estado de São Paulo: São Paulo-Sorocaba, São Paulo-Americana, São Paulo-Santos, São Paulo-São José dos Campos e Jundiaí-Campinas.

* O evento tem apoio institucional da AEAMESP, ANPTrilhos e ANTF e patrocínio da Alstom, Scomi e VemABC.

sobretrilhos

Revista híbrida com abordagens jornalísticas e técnicas. A circulação é controlada e dirigida a todos os segmentos de transporte de passageiros e logística. Aposta-se em uma linha editorial que vá além dos trilhos, trazendo informações e conceitos sobre infraestrutura, intermodalidade, urbanização e cidades inteligentes.

Top