Informação e Mobilidade

RJ inaugura a primeira escola técnica de transportes do estado

RJ inaugura a primeira escola técnica de transportes do estado

Governador presente na inauguraçãoNa última terça-feira, 23, o Governo do Estado do Rio de Janeiro inaugurou a FAETEC Deodoro – Escola Técnica de Transportes Engenheiro Silva Freire. A nova unidade, instalada na zona norte da cidade, recebeu investimento de R$ 5 milhões, obtidos por meio de uma parceria com o Comitê Rio 2016.

A cerimônia de inauguração contou com as presenças do governador Luiz Fernando Pezão; do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca; do presidente da FAETEC, Wagner Victer; e de parlamentares, além dos diretores de Recursos Humanos  e de Relações Governamentais Comitê Rio 2016, Henrique Gonzalez e Leslie Kikolerda, respectivamente.  À ocasião, estiveram presentes ainda os presidentes do CREA, Reinaldo Barros; do Clube de Engenharia, Pedro Celestino;  da Supervia, Carlos José Cunha e Vicente Abate, presidente da Abifer – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária.

Com uma infraestrutura que conta com salas climatizadas e auditório para aproximadamente 100 pessoas, a escolaFAETEC Silva Freire - Fotos Felipe Corrêa (2) será a primeira do estado especializada na área de transportes. A unidade formará cerca de mil alunos por ano em cursos de Qualificação Profissional e, em especial, nos cursos Técnicos de Manutenção Metroferroviária e Logística. Nos modernos laboratórios, os alunos terão acesso a instrumentos semelhantes aos encontrados no transporte metroferroviário fluminense.

Durante a cerimônia, o presidente da Supervia, Carlos José Cunha, anunciou que doará um vagão dos novos trens chineses para ser um vagão laboratório na unidade, de modo que os alunos tenham acesso à tecnologia de ponta em sua formação.

O antigo espaço, próximo ao Estádio Nilton Santos (Engenhão), foi cedido para o Comitê Rio 2016, onde foi montada uma das bases de apoio para os Jogos Olímpicos. A nova unidade, mais ampla e moderna, está localizada em um terreno obtido junto à SuperVia, concessionária que opera os trens urbanos da Região Metropolitana do Rio. Por estar próxima à oficina da empresa, a escola estará apta a formar alunos para, no futuro, atuarem na manutenção dos trens e metrôs que circulam pela cidade, inclusive os fabricados na China.

– Esta parceria entre o Comitê Rio 2016 e o Governo do Estado, por meio da FAETEC, é um significativo legado dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em especial para a Zona Oeste, pois os alunos terão acesso a modernas instalações e laboratórios para uma formação qualificada, que consequentemente aumenta as chances de ingresso no mercado de trabalho – diz o presidente da FAETEC, Wagner Victer.

Na cerimônia também será assinado um Termo de Cooperação Técnica de criação do primeiro curso Técnico de Especialização em Manutenção de Elevadores, Escadas Rolantes e Esteiras do Rio de Janeiro, que será realizado em parceria com o Sindicato das Empresas de Conservação e Instalação de Elevadores do Rio (Semierj).

– Essa é uma escola que precisava do investimento que foi feito, pois forma mão de obra dos setores metroviário e ferroviário, em crescente demanda no Estado, possibilitando a garantia de emprego para os profissionais neste momento de crise – afirma o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.

A unidade que deu origem a esta escola foi fundada originalmente, em 1897, auge do crescimento do transporte ferroviário no Rio de Janeiro, no bairro Engenho de Dentro, e já capacitava mão de obra para atender às demandas do transporte ferroviário, que ocupava lugar estratégico no fim do século XIX.

Fotos: Felipe Corrêa | Colaboração: Bruno Barreto – Faetec

 


 

 

sobretrilhos

Revista híbrida com abordagens jornalísticas e técnicas. A circulação é controlada e dirigida a todos os segmentos de transporte de passageiros e logística. Aposta-se em uma linha editorial que vá além dos trilhos, trazendo informações e conceitos sobre infraestrutura, intermodalidade, urbanização e cidades inteligentes.

Top