Informação e Mobilidade

Ministro vai à Europa apresentar ferrovia Sinop-Pará a investidores

Ministro vai à Europa apresentar ferrovia Sinop-Pará a investidores

Maurício QuintellaSegundo artigo de ontem do portal Só Notícias, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, confirmou que vai à Alemanha, no próximo dia 30, apresentar a ferrovia EF-170, conhecida como “Ferrogrão”, que ligará Sinop ao porto de Miritituba, no Pará, a investidores estrangeiros. “Estarei fazendo um ‘road show’ de apresentação a investidores, não só da Alemanha, mas da Europa inteira, incluindo russos e também chineses. Há também as tradings que já demonstraram interesse”, afirmou, ontem, durante audiência pública realizada na câmara de Sinop.

O leilão da ferrovia está previsto para o primeiro semestre do ano que vem. O prazo de concessão será de 65 anos. Ela terá extensão de 1.142 quilômetros e transportará, segundo estimativa, 25 milhões de toneladas de produtos em 2020, e 42 milhões de toneladas, em 2050. Conforme Quintella, o empreendimento é considerado “prioridade número um” do governo federal. “Terá investimentos de R$ 12 bilhões e será mais um corredor de exportação. O Arco Norte cresceu este ano, em relação ao ano passado, 24%. Temos que nos prepararmos”.

 “Estarei fazendo um ‘road show’ de apresentação a investidores, não só da Alemanha, mas da Europa inteira, incluindo russos e também chineses. Há também as tradings que já demonstraram interesse”

Entre as principais interessadas na Ferrogrão estão tradings que utilizam o corredor do Arco Norte para exportação de grãos. Atualmente, o processo está em fase de audiência pública. A primeira sessão será hoje, em Cuiabá. Em seguida, em Belém (PA), no dia 27 de novembro, em Itaituba, no dia 3 de dezembro, e em Novo Progresso (PA), no dia 4 de dezembro. Em Sinop, a audiência pública será no dia 8 de dezembro, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A última sessão será realizada em Brasília, no dia 12 de dezembro.

O ministro também comentou o interesse da empresa Rumo em expandir a Ferronorte, que liga Rondonópolis, ao porto de Santos (SP). A concessionária informou que tem interesse em trazer a ferrovia até a região Norte de Mato Grosso, no entanto, depende de ampliação no prazo de concessão da malha paulista. “Trazer ela até Sinop, ligando Santos a Miritituba, é uma realidade. Estamos estudando. Justamente a renovação da malha ferroviária é que permitirá este novo investimento”.

Conforme Só Notícias já informou, Quintella visitou Sinop para participar de audiência pública requerida, em abril deste ano, pelo deputado federal Nilson Leitão, por meio da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. O principal objetivo da mesa redonda foi discutir a situação da concessão da BR-163 no Estado, e outras obras de infraestrutura.

 

sobretrilhos

Revista híbrida com abordagens jornalísticas e técnicas. A circulação é controlada e dirigida a todos os segmentos de transporte de passageiros e logística. Aposta-se em uma linha editorial que vá além dos trilhos, trazendo informações e conceitos sobre infraestrutura, intermodalidade, urbanização e cidades inteligentes.

Top