Informação e Mobilidade

Com transporte público de qualidade, mais da metade dos brasileiros deixariam o carro em casa

Com transporte público de qualidade, mais da metade dos brasileiros deixariam o carro em casa

60% das pessoas deixariam de enfrentar o trânsito segundo pesquisa do SPC Brasil

Caso houvesse uma boa alternativa de transporte coletivo, seis em cada 10 motoristas deixariam de usar os veículos particulares para trajetos diários. A informação é de uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), sobre os hábitos e percepções da mobilidade urbana no dia a dia dos brasileiros. A Revista Encontro divulgou a pesquisa ontem, 08; foram 1,5 mil consumidores entrevistados, de todas as capitais brasileiras.

trânsito

“Esse dado mostra, claramente, que o fato de a gente ter uma mobilidade urbana ainda insuficiente, faz com que mais e mais pessoas usem o carro. E se tivesse uma alternativa de qualidade, eles deixariam de usar. E aí a gente gera vários impactos, no trânsito, principalmente. Por conta da preferência, temos um trânsito muito intenso. Em nossa estimativa, o brasileiro passa, em média, um mês e sete dias no trânsito ao longo do ano”, comenta Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

Ainda segundo o levantamento, 35% dos cidadãos preferem usar o transporte público por ser mais barato e 28% contam apenas com esse meio de locomoção disponível. Apenas 17% foram mais resistentes e manteriam o hábito de usar apenas os veículos próprios. “Só 17% é um percentual muito menor do que aqueles que disseram que talvez trocassem o carro se tivessem um transporte público de qualidade. Quando a gente fala de tipo de transporte mais usado no dia a dia, na maior parte dos casos, o ônibus foi o mais citado. Para a ida ao trabalho, ele é usado por 53% das pessoas”, afirma Marcela.

Para aquelas pessoas que preferem se deslocar de carro, entre as principais vantagens, destaque para o conforto (42%), a comodidade (37%) e a rapidez para chegar ao destino (32%).

*matéria originalmente publicada no portal da Revista Encontro em 08/01/2018

sobretrilhos

Revista híbrida com abordagens jornalísticas e técnicas. A circulação é controlada e dirigida a todos os segmentos de transporte de passageiros e logística. Aposta-se em uma linha editorial que vá além dos trilhos, trazendo informações e conceitos sobre infraestrutura, intermodalidade, urbanização e cidades inteligentes.

Top