Informação e Mobilidade

Com entraves na modernização da malha viária no Brasil, armazéns nas propriedades ajudariam regular fluxo no escoamento da safra

Com entraves na modernização da malha viária no Brasil, armazéns nas propriedades ajudariam regular fluxo no escoamento da safra

agroSegundo o portal Notícias Agrícolas, Claudio Graeff, coordenador do Comitê de Logística e Competitividade da Abag, comenta que o Brasil possui várias necessidades de infraestrutura e crescimento que já são conhecidas por todos, mas que, agora, é necessário um plano de ação efetivo para resolver este problema a curto prazo.

As commodities exportadas pelo país possuem seu preço orientado e coordenado pelo mercado internacional. Neste contexto, ter controle dos custos de produção é importante.

Ele lembra que menos de 30% da malha utilizável de ferrovias é usada para este fim. Contudo, a construção de novas obras, como a Ferrogrão, anunciada recentemente pelo Governo Federal, pode levar cerca de sete anos. Por isso, ele destaca que a armazenagem nas propriedades pode ser uma alternativa paliativa para essa questão.

O Brasil possui cerca de 16% de armazenagem, enquanto os Estados Unidos, 75%. O produto brasileiro, portanto, está concentrado dentro de caminhões e não é possível colocar mais caminhões na estrada. Logo, ele acredita que o investimento para regular essa saída é necessário.

O Governo possui recursos públicos limitados para a infraestrutura, com muitas burocracias envolvidas nestes programas, como avalia Graeff. Assim, o coordenador destaca que deve haver uma maior disseminação de informações sobre este assunto, demonstrado a partir de números, para convencer os produtores rurais, que vivem um momento mais profissional no agronegócio, a colocarem as contas no papel e a realizarem este tipo de investimento.

 

sobretrilhos

Revista híbrida com abordagens jornalísticas e técnicas. A circulação é controlada e dirigida a todos os segmentos de transporte de passageiros e logística. Aposta-se em uma linha editorial que vá além dos trilhos, trazendo informações e conceitos sobre infraestrutura, intermodalidade, urbanização e cidades inteligentes.

Top