Informação e Mobilidade

Aumento da Segurança dos Clientes com Instalação de Dispositivos e Leds Sinalizadores na estação

Aumento da Segurança dos Clientes com Instalação de Dispositivos e Leds Sinalizadores na estação

Por Eng. Ernesto Roberto OliveiraSecretário Adjunto do GPAA

A implantação do projeto de instalação de dispositivos redutores do vão e leds sinalizadores sob as plataformas da estação em curva do Metrô Rio, teve como objetivo aumentar a segurança dos clientes (principalmente crianças e idosos) evitando a ocorrência de acidentes e reduzindo custos.

Algumas estações devido à necessidade e localização foram construídas com uma arquitetura curvada, isto provocou vãos entre o trem e a plataforma de até 200 mm de distância (respeitando o gabarito dinâmico do trem) a fim para evitar que a lateral do trem raspe na estrutura.

Devido à existência deste vão eram registrados incidentes com clientes. Que acarretavam gastos devido a inúmeros transtornos durante a operação comercial.

 

Análise do Problema

A partir das medições realizadas nas plataformas da estação e estudo do gabarito dinâmico dos trens, onde foi constatado que variação da distância entre o trem e a plataforma oscilava entre 75 e 250 mm para o trem em movimento, com isto chegou-se a conclusão que além de sinalizar para os clientes sobre a existência do vão entre a plataforma e o trem durante o embarque e desembarque dos mesmos, seria muito importante reduzir esta distância.

 

Medidas Adotadas

A partir da identificação dos problemas e as condições para trabalhar tomaram-se as seguintes medidas com o objetivo de minimizar e até eliminar os acidentes com clientes do metrô:

Foi projetada uma borracha aletada de 50 x 50 x 250 mm com o objetivo de diminuir o vão e em caso de queda dos clientes minimizar suas consequências.


GPAA - Sobre Trilhos2GPAA - Sobre Trilhos3GPAA - Sobre Trilhos4


Foram afixadas 18 peças de borrachas aletadas, com cola estrutural da 3M, ao longo da plataforma (totalizando 4.00 m) na área de embarque de cada porta.

 


GPAA - Sobre Trilhos6GPAA - Sobre Trilhos9   Foram instalados, 18 tiras de led´s na cor azul, de alto brilho, sob as borrachas aletadas, com o objetivo de chamar a atenção e sinalizar para os clientes da existência do vão na plataforma na área de embarque de cada uma das 18 portas do trem.


GPAA - Sobre Trilhos8

Foi projetado um circuito para acendimento automático de todos os leds assim que o trem inicia a sua entrada na plataforma; sendo os mesmos desligados, imediatamente, após a saída do trem da plataforma.

Benefícios obtidos 

Após a execução do projeto inovador e pioneiro no sistema metroferroviário brasileiro, numa estação em curva, obtiveram-se os seguintes benefícios:

Aumento do conforto para os clientes com a eliminação de paradas das composições nas plataformas maiores que o tempo necessário, que impactava no headway
Aumento da segurança dos clientes, minimizando os incidentes e suas conseqüências
Redução nos custos de mão de obra pela não utilização de Agentes de Segurança na fiscalização do embarque e desembarque dos clientes nos trens.

 

Publicado na Revista SOBRE TRILHOS – Ano 1 – Edição 1


sobretrilhos

Revista híbrida com abordagens jornalísticas e técnicas. A circulação é controlada e dirigida a todos os segmentos de transporte de passageiros e logística. Aposta-se em uma linha editorial que vá além dos trilhos, trazendo informações e conceitos sobre infraestrutura, intermodalidade, urbanização e cidades inteligentes.

Top