Informação e Mobilidade

ABEE-SP marca presença e apoio ao VII EcoSP

ABEE-SP marca presença e apoio ao VII EcoSP

Por Ana Lúcia LopesJornalista e Diretora Revista Sobre Trilhos

sobretrilhos-carloscostanetoAconteceu de 23 a 24 de abril, no Novotel São Paulo Center Norte, o VII EcoSP – Encontro Ambiental de São Paulo, o qual contou com o apoio e a presença do estande da ABEE-SP.

Evento sem fins lucrativos, idealizado e organizado pelo SEESP – Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo com apoio da FNE – Federação Nacional dos Engenheiros.

Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar interessados em geral, entre os quais estudantes e profissionais, sobretudo da área da engenharia, para a importância de sua participação na construção de uma sociedade sustentável e justa.

Durante suas palestras e temas abordados o EcoSP revelou suas pretensões de atuar fortemente em busca de soluções para a preservação do meio ambiente e a superação das desigualdades sociais no Brasil, influenciando as políticas públicas por meio de parcerias, compartilhamento de ideias e iniciativas com outras organizações.

Esta foi a sétima edição do encontro e buscou debater a sustentabilidade e as boas práticas ambientais. A iniciativa integra o projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento” – lançado pela FNE em 2006 e atualizado em 2009, com uma plataforma que visa o crescimento econômico com preservação do meio e inclusão social.

“O EcoSP é um importante fórum à discussão sobre o desenvolvimento sustentável e um espaço para visualizar as boas práticas ambientais. O evento joga luz sobre questões importantíssimas como mudanças climáticas, saneamento básico, energias alternativas, política e tecnologia ao tratamento de rejeitos sólidos e efluentes”, afirmou o Eng. Carlos Garcez, vice-presidente do SEESP.

Durante os dois dias do fórum marcaram presença 1.000 pessoas/dia e entre elas estavam engenheiros, agrônomos, arquitetos, projetistas, empresários, representantes governamentais, Ong´s, formuladores de políticas públicas e de incentivo à pesquisa, professores, pesquisadores, estudantes, jornalistas e entre tantos interessados nas boas práticas ambientais.

“Quando se fala em sustentabilidade tem um claro viés de engenharia. Hoje não se faz sustentabilidade sem engenharia”, relata o Eng. Auro Doyle, durante presença do estande da ABEE-SP no EcoSP.

 

“A presença e apoio da ABEE-SP ao EcoSP marca os novos passos da associação para buscar, cada vez mais, o posicionamento da instituição e a busca das boas práticas da engenharia”Registra o presidente da ABEE-SP, Eng. Carlos Costa Neto.
Entre os temas que foram apresentados destacaram “O meio ambiente e a engenharia de inovação”, “Uma nova leitura de sustentabilidade na prática”, “Alerta para inundação em São Paulo – Prevenir e Minimizar”, “Crise Hídrica no estado de São Paulo”, “O sol: o motor da variabilidade climática”, “Plano nacional de resíduos sólidos”, “Biogás – Oportunidades para a matriz energética no estado de São Paulo”, “Conselho Mundial da Água: relato do 7º fórum realizado na Coréia do Sul e perspectivas rumo a Brasília em 2018”, “O setor da água na Holanda”, “Geofísica aplicada à investigação ambiental” e “Gestão inteligente dos resíduos da construção civil e demolição: Problema transformado em oportunidade”.
Publicado na Revista SOBRE TRILHOS – Ano 1 – Edição 2

 

 

sobretrilhos

Revista híbrida com abordagens jornalísticas e técnicas. A circulação é controlada e dirigida a todos os segmentos de transporte de passageiros e logística. Aposta-se em uma linha editorial que vá além dos trilhos, trazendo informações e conceitos sobre infraestrutura, intermodalidade, urbanização e cidades inteligentes.

Top