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40ª Reunião GPAA – Rio de Janeiro

40ª Reunião GPAA – Rio de Janeiro

Nesta quarta-feira, 7, aconteceu no Rio de Janeiro, no Hotel South American Copacabana, a abertura da reunião do GPAA – Grupo Permanente de Autoajuda na Área de Manutenção Metroferroviária. Com 16 anos de existência, esta foi a 40ª edição do encontro.

A abertura foi marcada por 120 profissionais de diferentes operadoras do setor metroferroviário, representantes de associações e instituições de ensino. A programação foi dividida em três dias.
Contando com palestras, apresentações de trabalhos técnicos e visitas técnicas à Linha 4 do Metrô Rio.

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Coordenação Geral do GPAA
Ricardo Torsani – Metrô BH
Cleanto Costa – Metrô Rec
Ernesto Roberto – Metrô Rio

Comissão Organizadora
Gláucia Cavalieri – Metrô BH
Leonardo Alves – Metrô BH


Para acompanhar alguns registros fotográficos da abertura do evento, click aqui.

Segundo dia – A quinta-feira, 8, foi marcada por várias apresentações de trabalhos técnicos durante a realização da 40ª Reunião do GPAA, no Rio de Janeiro. Pautas abordadas:

MATERIAL RODANTE:

  • Experiências das Operadoras na operação dos Novos Trens da CAF (METROREC) – Centelhamento excessivo no contato pantógrafo/redesobre_trilhos_2 aérea – Desligamento dos conversores da frota antiga – Falhas internas nas rodas CAF – Não conformidades relevantes identificadas durante o contrato;
  • Manutenção Corretiva e Preventiva da Nova Frota (METRÔ BH) – Tratamento e Classificação de Falhas em Período de Garantia – Terceirização da Manutenção da Nova Frota;
  • Utilização de Eletrônica Embarcada para Detecção de Falhas no Trem (METRÔ RIO);
  • Utilização de lubrificadores de trilhos x rodas (METRÔ RIO) – Para ferrovias de transporte urbano, qual a melhor opção: embarcado ou fixo? – No caso de embarcado, qual o melhor método para lubrificar? Bastão ou névoa de lubrificante (sólido ou líquido)? – No caso de fixo, deve-se utilizar o lubrificador mecânico ou eletroeletrônico?;
  • Lubrificador de friso embarcado (CPTM) – Conceito, técnicas de lubrificação, parâmetros (inclinação, tempo) – Resultados obtidos pela Operadora;
  • Utilização da Realidade Aumentada na identificação de componentes do trem CRC (METRÔ RIO)
  • Estratégia de manutenção do material de giro dos trens (METRÔ SP);
  • A técnica de análise de vibração aplicada na detecção de falhas nos motores de tração e mancais de caixas redutoras (METRÔ SP) – Desenvolvimento da técnica – Estudo de casos – Resultados – Novos desafios.

OFICINAS DE MANUTENÇÃO

  • Manutenção de Eixos Ferroviários (METRÔ BH) – Inspeção e Análise – Procedimentos para Aquisição e Homologação – Terceirização dos Serviços;
  • Rotina de Manutenção do Sistema ATC (METRÔ BH);
  • Desenvolvimento de fornecedores para recuperação de relés Westinghouse, que equipam os trens ALSTOM/MAFERSA (METRÔ RIO).

VIA PERMANENTE

  • Aplicação de dormentes poliméricos na Via Permanente (METROREC);
  • A vida útil do trilho de rolamento (METRÔ SP) – Experiências das Operadoras;
  • Defeitos em soldas aluminotérmicas (METRÔ SP) – Tipos de solda para cada fabricante dos insumos – Aplicações (trilhos/trilho, trilho peça de AMV, trilho x com trilho Y, etc) – Tipos de defeitos – Estudos já em andamento – Testes padrões para homologação – O que cada Operadora faz para manter os níveis de aceitação? – Quais fatores são variáveis em cada processo?;
  • Processos de solda (METRÔ SP);
  • Trincas nos trilhos (METRÔ SP);
  • Tolerâncias Dimensionais e de Desgastes na Superestrutura da Via Permanente (METRÔ BH) – Experiências das Operadoras;
  • Compatibilização de serviços na Via Permanente (METRÔ RIO) – Metodologia atual – Dificuldades encontradas – Próximos passos – Experiências das Operadoras.

OUTROS ASSUNTOS

  • Processo de Gestão de Riscos (METRÔ BH) – Experiências das Operadoras.

Para acompanhar alguns registros fotográficos do segundo dia, clique aqui.

Terceiro dia – O encerramento da 40ª Reunião do GPAA foi com a realização de visitas técnicas nas obras da Estação Nossa Senhora da Paz e na Estação Interativda  Linha Azul do Metrô Rio.

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Obras da estação Nossa Senhora da Paz – Linha Azul.

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Estação Interativa Linha Azul.

 

Para conferir alguns registros fotográficos da visita técnica, clique aqui. 

A matéria completa da 40ª Reunião do GPAA – Rio de janeiro – estará na próxima edição da Revista Sobre Trilhos, número 3.


sobretrilhos

Revista híbrida com abordagens jornalísticas e técnicas. A circulação é controlada e dirigida a todos os segmentos de transporte de passageiros e logística. Aposta-se em uma linha editorial que vá além dos trilhos, trazendo informações e conceitos sobre infraestrutura, intermodalidade, urbanização e cidades inteligentes.

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